Preço médio da gasolina no Japão cai pela 3ª semana consecutiva

O preço médio da gasolina comum recuou em 43 das 47 províncias japonesas. Os preços do óleo diesel e da gasolina especial também caíram.

Do Mundo-Nipo

preço médio da gasolina comum no mercado japonês segue no menor nível desde fevereiro, caindo esta semana para 134,50 ienes o litro, de 134,90 ienes na semana passada, marcando a terceira queda semanal consecutiva, informou nesta quarta-feira (7) a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE), uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Na semana passada, o preço médio ficou abaixo de 1,35 ienes pela primeira vez desde a segunda semana de fevereiro, quando expressava uma série de sete quedas consecutiva, chegando a custar 133,50 ienes em média. A sequência de altas, no entanto, foi interrompida na semana seguinte.

A pesquisa da ANRE mostra ainda que o preço médio recuou em 43 das 47 províncias japonesas, ficando inalterados em duas e subindo apenas em Fukushima e Yamagata. A maior queda na semana foi registradas em Ishikawa (1,40 iene), enquanto Aomori, Ibaraki, Gunma, Okayama e Okinawa tiveram recuo de 1,00 iene em média.

A pesquisa semanal da ANRE inclui os preços médios de praticamente todos os combustíveis utilizados no Japão. Entre eles está o óleo diesel, que recuou para 112,80 ienes o litro, de 113,30 ienes na semana passada. Já o preço médio da gasolina especial caiu para 145,30 ienes o litro, de 145,80 ienes registrados na semana anterior.

No geral, o preço atual da gasolina comum segue bem abaixo da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril do ano passado, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

Depois do aumento do imposto, o preço médio atingiu o pico de 169,9 ienes no dia 14 de julho de 2014, o mais alto em mais de seis anos, desde o dia 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. Este valor, porém, é bem abaixo do recorde de 185,1 ienes alcançados em 4 de agosto de 2008.

Fonte: Agência Kyodo | MNI News.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japonês se atrapalha durante streaming e provoca grande incêndio

Next Article

Os 20 animes mais vendidos no Japão durante a 1ª semana de outubro

Related Posts