Do Mundo-Nipo
O Japão registrou superávit em conta corrente em fevereiro, o primeiro depois de quatro meses de déficit, divulgou o governo nesta segunda-feira.
De acordo com o Ministério das Finanças japonês, o superávit na balança de pagamentos, um dos maiores indicadores do comércio internacional, foi de 1.407,4 bilhões de ienes.
A conta de rendimento, que reflete o quanto o Japão ganha de seus investimentos estrangeiros, marcou um superávit de 1,407.4 bilhões de ienes, um aumento de 13,1% em relação ao ano anterior, ajudado por maiores dividendos e lucros de investimentos de títulos com o iene mais fraco, marcando o terceiro mês consecutivo de ganhos.
O comércio de bens teve um déficit de 677,0 bilhões de ienes. As exportações caíram 3,5% para 5,065.9 bilhões de ienes, enquanto as importações subiram 11,5%, para 5,742.8 bilhões de ienes, devido a maior demanda por combustíveis minerais.
O iene mais fraco puxou alavancou os custos de importação em um momento em que a demanda de gás natural e de petróleo tem vindo a crescer para geração de energia baseada em combustíveis fósseis como uma alternativa para a energia nuclear, após o acidente nuclear na usina de Fukushima Daiichi, danificada pelo terremoto e tsunami de março de 2011.
O ministério disse que o iene caiu contra o dólar dos EUA em 18,8% e em relação ao euro em 19,7 % no ano, em fevereiro, em meio a expectativas de flexibilização da política monetária agressiva do Banco do Japão.
As informações são do jornal econômico Nikkei.
Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.