O Japão registrou superávit em conta corrente de 187,4 bilhões de ienes em abril, saldo 76,1% menor que o do mesmo período do ano anterior, mostraram dados do governo nesta segunda-feira (data local), ressaltando que foi o terceiro mês consecutivo de superávits.
O resultado veio menor do que o esperado. Economistas consultados pelo jornal Nikkei projetavam um saldo de 322,5 bilhões de ienes. Em março, o país registrou superávit de 116,4 bilhões ienes, um saldo 90,9% menor que no mesmo mês do ano anterior.
Entre os principais componentes do saldo em conta corrente, um dos maiores indicadores de comércio internacional, é a balança comercial, que registrou déficit de 780,4 bilhões de ienes no quarto mês do ano, informou o Ministério das Finanças em um relatório preliminar.
No ano fiscal de 2013, que se encerrou em março deste ano, o superávit em conta corrente do país caiu para 789,9 bilhões de ienes (US$ 7,76 bilhões), de 4,2 trilhões de ienes no ano anterior e no menor resultado da série histórica. Essa é a medida mais ampla do comércio do Japão com o restante do mundo.
*Para ver as tabelas com os dados completos, consulte o site do Ministério das Finanças do Japão.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.