Japão revisa para baixo crescimento do PIB no 4º trimestre

Recuo de quase 1% ante a alta de 5,4% na leitura preliminar sugere que a recuperação econômica do Japão pós-pandemia está muito lenta.
Sinal vermelho com bandeira do Japao ao fundo Foto Reproducao Kim Kyung Hoon 900x600 1
©Kim Kyung

Atualizado em 14/04/2022

O desempenho da economia do Japão no período de outubro a dezembro de 2021 foi mais fraca do que as estimativas iniciais, mostraram dados revisados nesta quarta-feira, uma vez que a aceleração dos gastos de empresas e do consumidor foi menor do que a leitura preliminar divulgada em fevereiro, informou a agência Reuters.

O crescimento revisado para baixo é uma má notícia para os formuladores de políticas encarregados de manter a frágil recuperação do país nos trilhos, já que um salto nos preços das commodities devido à crise na Ucrânia e as interrupções persistentes no fornecimento aumentam a incerteza econômica.

Os dados revisados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Escritório do Gabinete mostraram que o Japão teve um crescimento anualizado de 4,6% no quarto trimestre do ano passado. O resultado ficou abaixo da expectativa de economistas de ganho de 5,6% e da leitura preliminar de 5,4% divulgada no mês passado.

“Isso sugere que a recuperação econômica do Japão da pandemia é mais fraca do que a da Europa e dos Estados Unidos”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

Na comparação trimestral, o PIB expandiu 1,1%, contra expectativa de avanço de 1,4%.

A mudança ocorreu principalmente devido a revisões para baixo no consumo privado, explicou uma autoridade do governo.

O consumo privado, que responde por mais da metade do PIB do Japão, aumentou 2,4% no quarto trimestre sobre os três meses anteriores, contra estimativa inicial de 2,7%.

No período, os gastos de capital cresceram 0,3%, ante projeção de economistas de alta de 0,7% e de leitura preliminar de 0,4%.

Embora os dados do início deste mês tenham mostrado gastos empresariais robustos no quarto trimestre, os números revisados ​​do PIB refletiram fraqueza em itens como investimento em software, disse a autoridade.

A demanda doméstica como um todo contribuiu com 0,9% para os números revisados ​​do PIB, enquanto as exportações líquidas adicionaram 0,2%.

Economistas em uma pesquisa da Reuters realizada na semana passada previram um crescimento anualizado de 0,4% no trimestre de janeiro a março, reduzindo as projeções anteriores devido aos novos casos infecções pela variante Ômicron da Covid-19, bem como às incertezas causadas pela guerra na Ucrânia.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Agência Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Antiga pratica japonesa de enrolar bebes usada em adultos no Japao Foto Ruptly

Otonamaki: conheça antiga terapia japonesa para aliviar dores

Next Article
Pedra da Morte Sessho Seki em Nasu se parte misteriosamente Foto Reproducao Twitter Lily0727K 900x600 1

Pedra que ‘aprisionava’ demônio Tamamo-no-Mae se rompe após mil anos

Related Posts