Do Mundo-Nipo
O preço médio no varejo da gasolina comum no Japão superou a marca de 165 ienes por litro pela primeira vez desde setembro de 2008, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (9), indicando que a recente alta do imposto sobre vendas é o maior responsável pela elevação histórica.
A média de preço por litro atingiu o valor de 165,10 ienes nesta semana, subindo 0,30 centavos de ienes em relação à semana anterior. É o nível mais alto desde 29 de setembro de 2008, quando chegou a custar 170,2 ienes por litro, informou a Agência de Recursos Naturais e Energia do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.
O Centro de Informações do Petróleo, que realiza a pesquisa sobre os preços da gasolina para o governo, atribuiu o resultado à recente elevação do imposto sobre o consumo e a uma alta nos dos preços no varejo durante as férias de Golden Week.
Na primeira semana após o aumento do imposto sobre o consumo, de 5% para 8%, em 1º de abril, os preço da gasolina registrou uma alta acentuada, subindo para 164,1 ienes ante 159 ienes da semana anterior.
Além disso, o preço médio no varejo da gasolina de alta octanagem aumentou 0,40 centavos de ienes, para 176 ienes por litro, enquanto o gás subiu 0,30 centavos de ienes, para 143,50.
(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.