Do Mundo-Nipo
A dívida pública do Japão, a maior do mundo industrializado com relação ao PIB, alcançou um novo recorde em junho ao atingir a marca de 1 quatrilhão e 8,6 trilhões de ienes (US$ 10,4 trilhões), ultrapassando, pela primeira vez, a marca de um quatrilhão, informou nesta sexta-feira o governo japonês.
O Ministério das Finanças do Japão disse que o total de títulos e empréstimos pendentes do governo aumentou em cerca de 175 bilhões de dólares no período entre abril e junho.
Com base em um plano de médio prazo que o primeiro-ministro Shinzo Abe e seu gabinete aprovou na última quinta-feira, o ministério ressaltou que o governo irá se engajar no restabelecimento fiscal e planeja elevar o imposto sobre o consumo em abril do próximo ano.
A reforma fiscal de médio prazo visa reduzir o orçamento em 17 trilhões de ienes durante os próximos dois anos.
Desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro do Japão, o principal objetivo de Shinzo Abe tem sido a consolidação fiscal, tendo posto em prática uma política de estímulo, a chamada “Abenomics”, que tem vindo a ser reforçada por agressivas medidas de estímulo por parte do Banco do Japão.
O objetivo é reforçar as finanças fragilizadas do país e alcançar uma inflação sustentada de 2%, num período de aproximadamente dois anos.
O montante da dívida pública implica que cada cidadão japonês deve aproximadamente 82 mil dólares.
As informações são da Rede NHK e da agência Kyodo.
Veja mais notícias sobre Economia em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.