Confiança do consumidor do Japão melhora em junho

Os consumidores japoneses estão mais dispostos em meio às esperanças de aumentos salariais.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Os consumidores japoneses e trabalhadores com empregos sensíveis às tendências econômicas estão recuperando a confiança no país. O índice, que havia subido em maio pela primeira vez após uma série de cinco meses consecutivos de piora, retornou a subir em junho, mostrou nesta quinta-feira (10) a pesquisa do Escritório do Gabinete, em um sinal de otimismo após o impacto negativo da alta do imposto sobre o consumo em abril, na medida em que os consumidores ficam mais dispostos a gastar em meio às esperanças de aumentos salariais.

 

Confiança do consumidor japonês em junho (Imagem: Reprodução/Escritório do Gabinete Japonês)
Todos os quatro componentes do índice melhoraram em junho (Imagem: Reprodução/Escritório do Gabinete Japonês)

 

O índice sazonalmente ajustado da confiança entre as famílias compostas por duas ou mais pessoas subiu 1,8 ponto em relação ao mês anterior, para 41,1 no sexto mês do ano, de 39,3 em maio.

O governo elevou sua avaliação básica do índice, afirmando que o sentimento do consumidor “está acelerando”.

Na pesquisa, os consumidores são questionados sobre as perspectivas para os próximos seis meses. Em abril, quando a taxa de imposto sobre vendas foi elevada em 3 pontos percentuais, para 8%, o índice piorou para 37, o menor nível desde agosto de 2011, mas todos os quatro componentes do índice melhoraram em junho.

O índice de confiança do consumidor reflete as perspectivas dos consumidores sobre a situação de vida, crescimento da renda, as condições do mercado de trabalho e as perspectivas de compra de bens duráveis. O índice atua como referência para dados sobre gastos dos consumidores.

Leituras abaixo de 50 sugerem pessimismo do consumidor, enquanto uma pontuação acima de 50 indica que os consumidores estão esperando melhores condições. O índice não atinge 50 ou mais desde fevereiro de 2006.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Tufão Neoguri se transforma em tempestade tropical e atinge a ilha de Kyushu

Next Article

Honda anuncia recall para mais de 170 mil unidades de modelos híbridos

Related Posts