Do Mundo-Nipo
Apesar do crescente progresso da economia japonesa, 29 mil empresas no país interromperam suas operações em 2013, ou seja, 4% a mais em relação ao ano anterior. Esse foi o segundo ano consecutivo de aumento e o mais alto desde 2000, quando tais estatísticas passaram a estar disponíveis, de acordo com os resultados de uma pesquisa feita pela consultora Tokyo Shoko Research.
Embora o resultado da pesquisa venha em meio à queda no número de falências, a consultora afirma que um crescente número de companhias com proprietários idosos está enfrentando dificuldades de encontrar sucessores para gerir os negócios.
A Research aponta o enfraquecimento do iene como um dos principais motivos para a queda no lucro dessas empresas. Segundo a consultora, a desvalorização do iene eleva o custo das importações de matérias-primas essenciais a certas empresas, especialmente na área da construção.
Além disso, a consultora afirma ainda que diversas empresas de pequeno e médio porte ainda não viram os benefícios da recuperação econômica japonesa e que seus proprietários têm uma visão pessimista do futuro.
(Com NHK News e Agência Kyodo).
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.