Do Mundo-Nipo
O Banco do Japão elevou nesta terça-feira sua avaliação econômica nacional pelo sexto mês consecutivo, em meio a uma melhora na produção e no consumo, ao mesmo tempo em que se absteve de medidas adicionais para conter picos na taxa de juros que pode impedir a recuperação econômica do país.
Os nove membros do Conselho de Política do banco central japonês votaram por unanimidade em manter a política de flexibilização monetária agressiva, introduzida em abril, centrando-se em dobrar a base monetária e aumentar as compras de títulos do governo para atingir uma meta de inflação de 2%.
“Com os efeitos de flexibilização do BOJ e várias medidas econômicas, espero que a economia doméstica retorne a um caminho de recuperação moderada”, disse o presidente do banco, Haruhiko Kuroda, conforme informações da agência Kyodo.
O banco central lançou uma enorme expansão de seu programa de compra de ativos em 04 de abril, o que levou a oscilações bruscas no mercado.
Também nesta terça-feira, o BOJ anunciou que irá fornecer até 3,15 trilhões de ienes (320 bilhões dólares) para um programa que oferece fundos de baixo custo para os bancos aumentaram suas carteiras de empréstimos.
O BOJ ofereceu uma avaliação relativamente otimista das perspectivas econômicas do Japão, um dia após o governo elevar sua própria avaliação de crescimento no primeiro trimestre.
Segundo o banco, as economias estrangeiras estão gradualmente caminhando para uma melhora como um todo, e, nesta situação, as exportações do Japão começaram a aumentar.
Os gastos do consumidor japonês mantiveram-se resistentes e o investimento fixo das empresas parece ter parado de enfraquecer no geral, informou o banco.
Os últimos números mostram que o PIB do Japão cresceu a um ritmo anual de 4,1%, o mais rápido entre as economias avançadas.
Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.