Do Mundo-Nipo com Agências
O Banco Japão (BoJ, banco central japonês) alertou que a produção industrial provavelmente vá crescer moderadamente. Isso porque a produção de automóveis e computadores pessoais podem continuar enfraquecida devido a uma retração na demanda tanto no mercado doméstico como no exterior.
A autoridade monetária alertou que uma fraca demanda da Ásia e uma mudança na produção japonesa no exterior continuará a pesar sobre as exportações, salientando sua convicção cada vez menor de que as exportações terão uma retomada logo e sustentarão uma frágil recuperação econômica, conforme noticiou a Agência Reuters.
“A economia chinesa deve sustentar o crescimento estável mas o excesso de capacidade ociosa em seu setor industrial, que tem um grande efeito na economia japonesa, continua um problema”, disse o banco central em seu relatório econômico mensal para agosto, divulgado nesta segunda-feira (11).
O relatório destaca que as exportações provavelmente “vão caminhar para uma recuperação moderada”. A declaração contrasta com o relatório do mês passado, quando o BC japonês disse, de maneira mais clara, que as exportações iriam “se recuperar moderadamente”.
O BoJ divulga um sumário de sua avaliação econômica no dia de sua reunião de definição de política, que neste mês ocorreu na última sexta-feira, e divulga uma análise mais completa em um relatório mensal publicado no dia útil subsequente.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.