Confiança do consumidor do Japão sobe pelo terceiro mês seguido

O índice subiu 0,4 ponto, em sinal que os consumidores japoneses estão recuperando a confiança no país.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Os consumidores japoneses e trabalhadores com empregos sensíveis às tendências econômicas estão recuperando a confiança no país. É a terceira alta consecutiva do índice, que havia subido em maio pela primeira vez após uma série de cinco meses consecutivos de piora, mostrou nesta segunda-feira (11) a pesquisa do Escritório do Gabinete, em um sinal de otimismo após o impacto negativo da alta do imposto sobre o consumo em abril.

O índice sazonalmente ajustado da confiança entre as famílias compostas por duas ou mais pessoas subiu 0,4 ponto em relação ao mês anterior, para 41,5 no sexto mês do ano, de 41,1 em junho.

Na pesquisa, os consumidores são questionados sobre as perspectivas para os próximos seis meses. Em abril, quando a taxa de imposto sobre vendas foi elevada em 3 pontos percentuais, para 8%, o índice piorou para 37, o menor nível desde agosto de 2011, mas todos os quatro componentes do índice melhoraram em julho, conforme o mês anterior.

O índice de confiança do consumidor reflete as perspectivas dos consumidores sobre a situação de vida, crescimento da renda, as condições do mercado de trabalho e as perspectivas de compra de bens duráveis. O índice atua como referência para dados sobre gastos dos consumidores.

Leituras abaixo de 50 sugerem pessimismo do consumidor, enquanto uma pontuação acima de 50 indica que os consumidores estão esperando melhores condições. O índice não atinge 50 ou mais desde fevereiro de 2006

 

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio reage e fecha com alta de mais de 2%

Next Article

Tufão Halong deixa 10 mortos, dois desaparecidos e dezenas de feridos no Japão

Related Posts