Confiança do consumidor japonês cai ao menor nível em mais de dois anos

O índice de confiança do consumidores caiu pelo 3º mês consecutivo, com queda de 2,2 pontos

Do Mundo-Nipo

A confiança do consumidor do Japão piorou em fevereiro, para seu nível mais baixo desde setembro de 2011, mostrou a pesquisa do Escritório do Gabinete do Japão nesta quarta-feira (12), em meio à crescente preocupação de que o aumento do imposto sobre consumo planejado para 1º de abril possa refletir negativamente na recuperação econômica do país.

O índice da confiança entre as famílias compostas por duas ou mais pessoas caiu pelo terceiro mês consecutivo, com queda de 2,2 pontos em relação ao mês anterior, para 38,3 em fevereiro, segundo dados ajustados sazonalmente.

O índice de confiança do consumidor reflete as perspectivas dos consumidores sobre a situação de vida, crescimento da renda, as condições do mercado de trabalho e as perspectivas de compra de bens duráveis. O índice atua como referência para dados sobre gastos dos consumidores.

Leituras abaixo de 50 sugerem pessimismo do consumidor, enquanto uma pontuação acima de 50 indica que os consumidores estão esperando melhores condições. O índice não atinge 50 ou mais desde fevereiro de 2006.

O resultado veio de acordo com estimativas de analistas que têm alertado sobre os efeitos que o acréscimo de 3 pontos percentuais na taxa do imposto sobre as vendas poderá exercer na economia do Japão.

(Do Mundo-Nipo com a Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Três alpinistas morrem durante escalada no Monte Daisen, no oeste do Japão

Next Article

“Dragon Ball Z: A Luz da Esperança” ganha dublagem em português

Related Posts