Do Mundo-Nipo
Atendendo aos insistentes pedidos do primeiro-ministro Shinzo Abe para que as empresas no Japão ajudem no fortalecimento da economia através da partilha de seus lucros com os funcionários, a Toyota oficializou o maior aumento salarial em 21 anos a seus trabalhadores baseados no Japão.
O aumento concedido pela montadora número um do mundo em volume de vendas vai começar já no ano que se inicia em abril, começo do ano fiscal japonês. A Toyota aumentará seu piso salarial mensal para funcionários em 2,7 mil ienes (equivalente a 63 reais ou 27 dólares) em média, ou cerca de 0,8% do salário mensal total, marcando o primeiro aumento nas bases de pagamento em seis anos, mas ficando aquém das demandas do sindicato dos trabalhadores da Toyota, que pedia um aumento de 4 mil ienes.
Muitos dos principais conglomerados industriais do Japão anunciaram os resultados das negociações anuais sobre salários nesta quarta-feira, chamadas no país de “Negociações Salariais de Primavera”.
A maioria das grandes companhias do país sucumbiu à pressão do primeiro-ministro Shinzo Abe por aumentos generosos que poderiam impulsionar os gastos domésticos, ajudando a tirar a terceira maior economia do mundo de quase duas décadas de deflação.
A Toyota está concedendo aos funcionários o maior aumento mensal desde 1993, Incluindo um pagamento por senioridade de 7.300 ienes. Quando considerado o pagamento anual médio de bônus de 2,44 milhões de ienes, o aumento total nas remunerações para o ano é cerca de 7,6% maior que o do ano anterior.
O presidente da Confederação de Sindicatos dos Trabalhadores Automotivos do Japão, Yasunobu Aihara, disse que vê os aumentos como um passo significativo para tirar a economia da deflação. “Esperamos que isso se espalhe amplamente pela indústria automotiva”, disse ele a repórteres.
(Do Mundo-Nipo com a Agências)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.