Preço da gasolina no Japão cai mais de 17% no ano

O preço médio da gasolina comum no mercado japonês teve ainda a quinta queda semanal consecutiva.

Do Mundo-Nipo

O preço médio da gasolina comum no mercado japonês caiu esta semana para 140,0 ienes (US$ 1,12) o litro, de 141,3 ienes registrados na semana anterior, marcando a quinta queda semanal consecutiva e recuando mais de 17% na comparação anual, informou a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE), uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Na comparação anual, o preço médio nacional esta semana caiu 17,3% em relação ao registrado um ano antes, quando o litro custava 169,2 ienes em média, o que representa o 35º declínio semanal consecutivo na comparação anual, de acordo com o relatório semanal da ANRE divulgado nesta quinta-feira (3), um dia de atraso em relação a publicação normal devido ao feriado prolongado no Japão envolvendo as celebrações do Obon (equivalente ao dia de finados), quando os japoneses homenageiam seus antepassados.

No geral, o preço atual da gasolina comum continua bem abaixo da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril do ano passado, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

Depois do aumento do imposto, o preço médio atingiu o pico de 169,9 ienes no dia 14 de julho de 2014, o mais alto em mais de seis anos, desde o dia 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. Este valor, porém, é bem abaixo do recorde de 185,1 ienes alcançados em 4 de agosto de 2008.

Fonte: MNI News.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar tem 2ª queda ante real após Moody's cortar rating do Brasil

Next Article

‘Shingeki no Kyojin’ é o mangá mais vendido da semana no Japão; veja lista

Related Posts