Do Mundo-Nipo
O número de falências de empresas no Japão em 2013 caiu ao mesmo nível de antes da crise financeira global de 2008. É o quarto ano consecutivo de queda, de acordo com um relatório da Teikoku Databank, maior empresa de pesquisa de crédito do Japão.
O relatório revela que pouco mais de 10 mil empresas fecharam as portas no ano passado, cada uma com dívida em torno de US$ 100 mil, refletindo uma queda de mais de 7% em relação ao número de falências em 2012.
O declínio de falências no setor de construção civil foi maior devido à crescente demanda por projetos de obras públicas e construção de moradias em antecipação ao aumento de imposto sobre o consumo de 5% para 8% a partir de 1º de abril de 2014.
Já o total das obrigações chegou a cerca de 26,7 bilhões de dólares, uma queda de quase 27% em relação a 2012, em termos de ienes.
A Teikoku Databank, no entanto, alerta que o número de falências pode voltar a crescer, já que algumas empresas estão sendo afetadas pelos crescentes custos de materiais importados, resultantes do enfraquecimento do iene. A Databank também destaca que o aumento do imposto pode exercer um possível impacto negativo em relação a essas empresas no decorrer do ano fiscal de 2014.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.