PIB do Japão cai 0,1% no 4º trimestre de 2023 e fecha o ano com alta de 1,2%

A contração foi atribuída, principalmente, à queda nas exportações, que foram afetadas pela desaceleração da economia global.
Torre de Tóquio | ©Depositphotos
©Depositphotos

O Japão registrou uma leve queda de 0,1% no Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre (outubro a novembro) de 2023 em relação aos três meses anteriores, segundo dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (15) pela agência de estatística do país. Na taxa anualizada, o PIB recuou 0,4% no último trimestre.

O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam um crescimento de 0,2% no período. A contração foi atribuída, principalmente, à queda nas exportações, que foram afetadas pela desaceleração da economia global e pela valorização do iene.

A queda de 0,1% na comparação trimestral vem após o recuo de 0,7% no terceiro trimestre de 2023, de acordo com dados revisados.

No acumulado do ano de 2023, o PIB japonês cresceu 1,2%, o que representa uma melhora em relação ao ano anterior, quando a economia japonesa sofreu os impactos da pandemia de Covid-19 e contraiu 4,7%.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta que o PIB japonês cresça 1,0% em 2024, e 0,8% em 2025. Segundo o relatório divulgado na sexta-feira da semana passada, a recuperação econômica deverá continuar no país, mas o crescimento deve desacelerar devido ao desaparecimento de fatores que vinham apoiando o desenvolvimento japonês, como o aumento no turismo visto em 2023, que não deve perdurar.

O FMI recomendou que o BoJ mantenha a política monetária acomodatícia até que a inflação se aproxime da meta de 2%

O relatório do FMI ofereceu uma visão detalhada do cenário econômico japonês, destacando desafios e oportunidades para a política monetária do país. As projeções e recomendações fornecidas pela instituição buscam promover a estabilidade e o crescimento sustentável da economia japonesa.

O governo japonês tem adotado medidas de estímulo fiscal e monetário para sustentar a atividade econômica e combater os efeitos da pandemia. O Banco do Japão (BoJ) mantém a taxa de juros em -0,1% e realiza compras de ativos para manter a curva de juros sob controle.

== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Itens de mangás vazados da Weekly Shonen Jump foram confiscados pela Policia de Kumamoto | Foto: Reprodução / Sanspo

Japão prende estrangeiros que vazaram capítulos de One Piece e de outros mangás

Next Article
Auditório Yasuda da Universidade de Tóquio | ©Depositphotos

Universidade de Tóquio vai lançar novo programa para estudantes estrangeiros

Related Posts