Preços no atacado do Japão sobem 5,8% em abril

Apesar da alta, os preços estão desacelerando graças aos esforços do governo para reduzir os custos de combustível, que tiraram a pressão do índice.
Estoque de loja no Japão | ©Reuters
©Reuters

Os preços no atacado no Japão subiram 5,8% em abril na comparação anual, impulsionados pelos preços mais altos de energia e de alimentos, mas o ritmo do aumento continuou a desacelerar, com os custos de importação caindo pela primeira vez em mais de dois anos, informou o Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) nesta segunda-feira (15), de acordo com a Kyodo.

O aumento no índice de preços de bens corporativos, que mede os preços dos bens negociados entre empresas, foi o menor desde agosto de 2021. O índice marcou o 26º mês consecutivo de crescimento anualizado, aumentando a probabilidade de que os preços ao consumidor, que acompanham os preços ao produtor com um certo atraso, permanecerão elevados.

Os esforços do governo para reduzir os custos de combustível tiraram alguma pressão do índice. Sem os subsídios do governo, os preços no atacado teriam subido 6,5%, segundo o BOJ.

Em termos de ienes, os preços de importação caíram 2,9% em meio ao impacto cada vez menor da fraqueza da moeda, pela primeira vez desde fevereiro de 2021, enquanto os preços de exportação subiram 1,8%.

As empresas japonesas têm repassado os custos mais altos de energia e outras matérias-primas aos consumidores. A forte desvalorização do iene no ano passado também inflou os custos de importação do Japão, país que tem recursos limitados de energia.

Mas o BOJ não tem pressa em apertar sua política monetária, já que a inflação ao consumidor, que permanece acima de sua meta de 2%, deve começar a desacelerar ainda este ano e o banco espera garantir que os salários continuem a subir.

Entre os principais ganhos, as contas de eletricidade, água e gás aumentaram 25,8% em relação ao ano anterior, enquanto os preços do ferro e do aço subiram 10,9%. Os preços dos alimentos, por sua vez, subiram 7%.

Contudo, os preços dos produtos de petróleo e carvão caíram 6,6% depois que seus ganhos acentuados elevaram o índice geral de preços no atacado nos últimos meses. Os preços dos produtos de madeira caíram 17,9%.

“Continuaremos monitorando de perto a evolução dos preços de commodities e importações afetados pelas taxas de câmbio e como os custos mais altos serão refletidos (nos produtos de consumo)”, disse um funcionário do BOJ.

== Mundo-Nipo (MN)
Com Agência Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Fumio Kishida durante coletiva em Tóquio em 15/05/2023 | ©Kyodo

G7 promoverá um mundo sem armas nucleares, diz premiê do Japão

Next Article
Ryokan Seikoro | Foto: Divulgação

Mais de 30 hotéis no Japão recebem certificado sustentável

Related Posts