BC do Japão mantém política monetária, mas reduz estimativa de crescimento

O banco central japonês reduziu ligeiramente sua estimativa de crescimento econômico para o atual ano fiscal.

O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) manteve nesta terça-feira (15) a política monetária e a visão de que a economia está se recuperando moderadamente, mas reduziu ligeiramente sua estimativa de crescimento econômico para o atual ano fiscal.

Como esperado, o banco central japonês votou por unanimidade para manter sua promessa de elevar a base monetária, ou dinheiro e depósitos no banco central, a um ritmo anual de 60 trilhões a 70 trilhões de ienes (592-691 bilhões de dólares). No entanto, os conselheiros do BoJ reduziram a projeção de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) para 1,0% neste ano fiscal, de 1,1% na estimativa anterior. Para os dois próximos anos fiscais as projeções foram mantidas em alta de 1,5% e 1,3%, respectivamente.

Todas as estimativas inflacionárias foram mantidas. Para esse ano fiscal, eles esperam um aumento no núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), desconsiderando-se os efeitos do aumento de imposto de abril, de 1,3%. Para o próximo ano fiscal, a expectativa é de aceleração para 1,9%.

Mais uma vez, o conselheiro Takahide Kiuchi propôs flexibilizar a meta de inflação estável de 2%. Kiuchi há diversas reuniões tem proposto que a estabilidade inflacionária fosse alcançada no médio a longo prazo e designou a atual política de alívio como uma medida intensiva por um período de cerca de dois anos. O plano novamente foi rejeitado por todos os outros oito membros do conselho.

O Banco do Japão tem mantido a política monetária desde que lançou um forte estímulo em abril do ano passado, quando prometeu dobrar a base monetária através de agressivas compras de ativos para alcançar sua meta de inflação de 2% em cerca de dois anos.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News JP

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em alta de 0,64%

Next Article

Zoológico japonês lança calças jeans customizadas por ‘feras’

Related Posts