Saiba por que o Bitcoin é a principal criptomoeda

Mesmo enfrentando forte concorrência de outras criptomoedas, o Bitcoin tem a vantagem competitiva de superar todas as crises no mercado de criptoativos, no qual solidificou seu valor monetário.
Investidor analisa gráfico do mercado Bitcoin | ©Depositphotos
©Depositphotos

Muitas pessoas jamais acreditaram que o Bitcoin (ou bitcon) se tornaria o fenômeno que é hoje. A maioria dos investidores institucionais criticou o Bitcoin como um ativo especulativo que não poderia gerar nenhum valor significativo. Outros até juraram nunca se envolverem com criptomoedas. Porém, apenas dez anos depois de seu lançamento no mercado, o Bitcoin figura como o ativo virtual mais procurado pelos governos, líderes da indústria, corporações e comerciantes em todo o mundo. Um grande exemplo disso é que plataformas de criptomoedas como bitcoin up permitem que tanto investidores como pessoas sem expertise em investimento negociem criptomoedas e processem pagamentos em todo o mundo.

Embora o Bitcoin enfrente pressões crescentes de outras criptomoedas e autoridades reguladoras, ela continua sendo a criptomoeda mais dominante no mercado. Em 2020, superou todas as classes de ativos, incluindo metais preciosos, para se tornar o ativo mais valioso. Então, por que o Bitcoin tem tanto poder na indústria das criptomoedas? Essa pergunta é respondida logo abaixo.

Pioneira da indústria

A ideia de moedas alternativas já existia muito antes do Bitcoin. No entanto, os inovadores não tinham a infraestrutura adequada para transformar essas ideias em realidade. O Bitcoin introduziu a tecnologia da blockchain que lhe permitiu funcionar como uma moeda digital descentralizada. Esse foi um marco histórico que ninguém havia conseguido antes, tornando o Bitcoin o pioneiro da indústria das criptomoedas.

O lançamento bem-sucedido do Bitcoin convenceu o mundo de que as criptomoedas poderiam funcionar e impactar a proliferação de várias criptomoedas diferentes. Ainda assim, levou um pouco de tempo para que outras criptomoedas marcassem a indústria. Isso deu ao Bitcoin o espaço adequado para capturar uma quota de mercado significativa, bem à frente de seus concorrentes. 

A blockchain Bitcoin é uma nova tecnologia que tem consistentemente cumprido a visão de seus fundadores de transações contínuas, seguras e de baixo custo. Essa reputação tem desempenhado um papel significativo na adoção em massa do Bitcoin por governos, investidores institucionais, empresas e indivíduos em todo o mundo. 

Como pioneira do setor, várias criptomoedas utilizaram a plataforma Bitcoin para lançar e executar suas operações. Muitas criptomoedas são clones Bitcoin, prometendo versões mais leves e mais eficientes. No entanto, elas seguem a liderança do Bitcoin, fortemente dependente de seu sucesso. É por isso que eles também caem com frequência sempre que os preços do Bitcoin sofrem uma queda.

Mais acessibilidade

A posição do Bitcoin como pioneiro da indústria das criptomoedas permitiu que o ativo virtual se espalhasse rapidamente em um curto espaço de tempo. Seu sucesso convenceu, até mesmo, os primeiros críticos a se apressarem, acumulando extensas participações no Bitcoin e se tornando querida pelos players de mercado. Entretanto, muitos dos primeiros investidores institucionais adquiriram o Bitcoin principalmente como um ativo de investimento para diversificar e proteger sua riqueza da inflação. 

O valor do Bitcoin disparou quando as pessoas perceberam que ele também poderia servir como moeda de transação. Isso viu várias empresas, incluindo pequenas empresas, adotarem o Bitcoin em seus sistemas de pagamento, aceitando-a como pagamento por bens e serviços. O Bitcoin inspirou oportunidades robustas de negócios. 

O Bitcoin inspirou de maneira independente uma indústria global de criptomoedas, agora com um valor superior a 3 trilhões de dólares, representando cerca da metade de todo o mercado das criptomoedas. Uma porcentagem significativa dessas reservas é mantida por médias e pequenas empresas e indivíduos em todo o mundo. Além disso, o Bitcoin comanda enormes volumes comerciais nos mercados globais. Esses atributos tornam a bitcoin mais acessível ao público em geral do que outras criptomoedas.

Comunidade forte

As pessoas têm utilizado o Bitcoin por pouco mais de uma década, tempo suficiente para atrair, capturar e reter um número significativo de seguidores globalmente. Construiu uma comunidade forte e crescente de seguidores fiéis em setores centrais, incluindo finanças, tecnologia, manufatura, comércio eletrônico, viagens, saúde e varejo.

O alto valor do Bitcoin e sua capacidade de facilitar transações transfronteiriças seguras, mais rápidas e mais baratas fizeram dele a criptomoeda de maior sucesso, superando crises econômicas globais e se solidificando seu valor monetário. Os investidores consideram a bitcoin como a moeda de reserva do mundo das criptomoedas com a qual elas confiam para ler os mercados.

Denominado ativo intangível, o Bitcoin tem mantido a liderança na indústria das criptomoedas desde seu início, apesar das flutuações de preços. Enquanto enfrenta forte concorrência de outras moedas, o Bitcoin tem uma vantagem competitiva que levaria vários anos para ser superada.

Foto: Cortesia Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Game Elden Ring | Reprodução

Sony e Elden Ring são destaques na TGA 2022

Next Article
Aposta estratégica | ©Depositphotos

Estratégias de apostas mais rentáveis

Related Posts