Japão é o oitavo país com a maior reserva de ouro do mundo, de acordo com os dados mais recentes do World Gold Council, que foram compilados até março deste ano.
Os Estados Unidos detêm em seus cofres mais de 8 mil toneladas do precioso metal, mais que o dobro do segundo lugar no ranking, a Alemanha.
Isso não significa que todo este ouro esteja necessariamente em território americano. Isso porque muitos países guardam seus depósitos em outros lugares ou “alugam” seus cofres para outros bancos centrais.
O Brasil não entra no top 40, que também conta com alguns emergentes como Turquia e até países quase falidos como a Venezuela. A Índia é o país mais bem posicionado entre os emergente, depois de China, claro.
Embora Japão e China figurem no top 10, o ouro desses países tem importância relativamente menor diante de um estoque gigantesco de reservas em outros ativos como moeda estrangeira.
Outros grandes donos de reservas são o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BCE (Banco Central Europeu). Se entrassem na lista, ocupariam 3º e 13º lugares, respectivamente.
Veja abaixo a lista dos 10 países com as 10 maiores reservas de ouro do mundo, de acordo o World Gold Council:
1. Estados Unidos
Em toneladas: 8.133
Em porcentagem das reservas: 74%
2. Alemanha
Em toneladas: 3.383
Em porcentagem das reservas: 68%
3. Itália
Em toneladas: 2.451
Em porcentagem das reservas: 67%
4. França
Em toneladas: 2.435
Em porcentagem das reservas: 65%
5. Rússia
Em toneladas: 1.238
Em porcentagem das reservas: 13%
6. China
Em toneladas: 1.054
Em porcentagem das reservas: 1%
7. Suíça
Em toneladas: 1.040
Em porcentagem das reservas: 7%
8. Japão
Em toneladas: 765
Em porcentagem das reservas: 2%
9. Holanda
Em toneladas: 612
Em porcentagem das reservas: 57%
10. Índia
Em toneladas: 557
Em porcentagem das reservas: 6%
Fonte: Revista Exame.com.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.