Preços do ouro têm alta recorde no Japão com tensões no Oriente Médio

As crescentes preocupações com o conflito entre Israel e Hamas estão gerando oscilações nos mercados de comodities.
Barras de ouro da Tanaka Kikinzoku Kogyo | ©Jiji Press
Barras de ouro da Tanaka Kikinzoku Kogyo | ©Jiji Press

Os preços de varejo do ouro no Japão registraram recorde nesta segunda-feira (16), impulsionados pela busca dos investidores por ativos seguros, refletindo a escalada do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, sediado em Gaza, um território que forma a Palestina.

Segundo informou a agência Jiji Press, Na renomada empresa de metais preciosos com sede em Tóquio, Tanaka Kikinzoku Kogyo KK, os preços de varejo do ouro no dia, incluindo impostos, alcançaram 10.233 ienes por grama, um aumento de 262 ienes em relação à sexta-feira.

Além disso, os preços do ouro denominados em ienes subiram de forma acentuada devido ao aumento dos contratos a futuros do ouro em Nova Iorque, considerados uma referência global, no final da semana passada.

No período entre o final de setembro e o início de outubro, os preços do ouro caíram devido à especulação sobre um aperto contínuo da política monetária por parte do Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos.

No entanto, recentemente, os traders têm procurado “comprar ouro como um ativo seguro em meio à intensificação da situação no Oriente Médio”, afirmou um analista de commodities.

O aumento da demanda por ouro reflete a busca por proteção em tempos de incerteza geopolítica.

Alta dos preços do petróleo

As crescentes preocupações com o conflito no Oriente Médio também estão gerando oscilações em outros mercados de comodities, tal como o petróleo bruto, que teve o preço elevado no mercado em Tóquio, um movimento impulsionado pelos temores de que uma nova escalada do conflito possa sufocar a oferta.

O preço por quilolitro do petróleo bruto do Oriente Médio para entrega em março próximo subiu temporariamente para 78.860 ienes na segunda-feira, equivalente a cerca de 520 dólares. Trata-se de um aumento de 3,8% em relação ao fechamento de sexta-feira, conforme noticiou a NHK News.

== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Reprodução / Jiji press

Total
0
Shares
Related Posts