Japão concede mais de US$ 189 milhões para obras de infraestrutura na Angola

A ajuda faz parte de um acordo assinado hoje em Tóquio entre os ministros da pasta de finanças de ambos os países.

Do Mundo-Nipo com Agências

Os ministros das Finanças de Japão e de Angola assinaram nesta segunda-feira (17), em Tóquio, um acordo de financiamento superior a 171 milhões de euros (cerca de 189,4 milhões de dólares) para obras de infraestrutura básica no país africano, com destaque para o setor da energia, informou a imprensa portuguesa.

O Ministério das Finanças de Angola explicou hoje em um comunicado à imprensa, divulgado pela agência de notícias Lusa, que o acordo de financiamento, no formato DPL (Development Policy Loan), apresenta termos e condições bastante atrativos para Angola. O documento visa também melhorar o quadro regulamentar do ambiente de negócios, reforçar a transparência e eficiência das finanças públicas do país africano.

O comunicado diz que o ministro angolano das Finanças, Armando Manuel, encontra-se em Tóquio desde sábado (15), juntamente com sua delegação, com o objetivo de reforçar a cooperação financeira entre os dois países.

O documento cita que o ministro angolano se encontrou com o ministro de Estado e membro do Parlamento, Yasutoshi Nishimura, responsável pela política econômica e fiscal do Japão, no âmbito do programa de revitalização da terceira maior economia do mundo.

No encontro, foram igualmente abordados os desafios do crescimento econômico na África, em particular na Angola, e o papel da cooperação financeira para permitir aos países do Continente africano elevar os seus níveis de produtividade e acelerar o seu programa de diversificação econômica, diz o comunicado divulgado pela Lusa.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Economia japonesa volta a encolher após dois trimestres seguidos de alta

Next Article

Dólar fecha quase estável diante de incertezas com a política local

Related Posts