Confiança empresarial do Japão atinge o nível mais alto em 6 anos

A confiança melhorou não apenas nas grandes corporações como também nas pequenas empresas.

Do Mundo-Nipo com agências de mercado

A confiança empresarial do Japão avançou nos três meses até dezembro para o nível mais alto em seis anos, mostram os dados da pesquisa do Banco do Japão (BoJ, banco central do país), sugerindo que as políticas de estímulo do primeiro-ministro Shinzo Abe estão surtindo efeito.

A pesquisa Tankan do BoJ apontou que a confiança melhorou não apenas nas grandes corporações como também nas pequenas empresas, que vinham mostrando mais lentidão para colher os benefícios da recuperação econômica, de acordo com a agência Reuters.

A confiança das pequenas indústrias atingiu a máxima em seis anos e o índice de empresas fora do setor industrial ficou positivo, o que significa que os otimistas superaram os pessimistas pela primeira vez desde 1992.

O principal índice da confiança de grandes indústrias subiu 4 pontos ante o trimestre anterior, para 16, mostrou a pesquisa, levemente acima da mediana de previsões do mercado de 15.

O premiê Shinzo Abe está tentando convencer as empresas a aumentarem os salários e os investimentos, como parte dos esforços para tirar o país da inflação que dura 15 anos. Enquanto o iene cai para o nível mais baixo em cinco anos, ajudando os exportadores, as companhias não estão convencidas que a recuperação do Japão possa ser mantida.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão aumenta orçamento militar em plena tensão com a China

Next Article

Japão vai doar US$ 24 milhões a países africanos para ajudar na luta contra o terrorismo

Related Posts