Do Mundo-Nipo
Agricultores da província de Fukushima vão retomar as exportações de arroz pela primeira vez desde o acidente na usina nuclear Fukushima Daiichi, em março de 2011.
O acidente levantou preocupações a respeito da segurança dos produtos da província. Agricultores locais haviam suspendido as exportações anuais de mais de 100 toneladas de arroz para Cingapura, Hong Kong, Taiwan e outros destinos.
A federação de cooperativas agrícolas do Japão, conhecida como JA Zen-Noh, vem negociando com outros países o reinício da comercialização de arroz de Fukushima. O grupo conseguiu convencer autoridades de Cingapura de que o produto é seguro.
Os 300 quilos iniciais de arroz terão seu nível de radiação verificado de maneira rigorosa antes do embarque. Com isso, clientes de Cingapura poderão comprar o arroz já a partir da próxima sexta-feira.
Exportações de produtos como pêssego e maçã já haviam sido reiniciada desde o ano passado. Autoridades do setor agrícola da província e do governo central esperam que o carregamento para Cingapura incentive o retorno das exportações para mais países asiáticos.
(Com informações da NHK News)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.