Atualizado em 20/09/2015 – 08h14
Do Mundo-Nipo
A produção de aço bruto do Japão caiu 5,8% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 8,8 milhões de toneladas, o que representa o décimo segundo recuo mensal consecutivo e o menor nível em seis anos para o mês, informou o governo do país, atribuindo o resultado negativo à queda na demanda e estoques altos.
A produção mensal do aço bruto está em tendência de queda desde o final do ano passado, pressionada pelo fraco consumo doméstico por carros e casas, após a elevação dos impostos em abril de 2014, o que causou um aumento nos estoques de produtos de aço.
O declínio em agosto ressalta ainda o sinal mais recente da desaceleração da economia japonesa e vem após divulgação de fracos indicadores econômicos da terceira maior economia do mundo.
A confiança da indústria no Japão teve a maior queda em um ano em setembro, no oitavo declínio consecutivo, e deve piorar ainda mais diante das preocupações sobre a desaceleração da economia chinesa, segundo uma pesquisa da agência de notícias Reuters.
A produção de aço em agosto foi a mais baixa para o mês desde 2009, quando a crise financeira global atingiu a demanda, afirmou a Federação de Ferro e Aço do Japão.
Na comparação com julho, houve queda de 0,5% na produção, mês em que o país produziu 8,84 milhões de toneladas de aço, queda de 4,9% e relação a julho do ano passado.
Fontes: Agência Reuters | Jornal Nikkei.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.