Do Mundo-Nipo
O núcleo das encomendas de máquinas do setor privado do Japão apresentou um crescimento recorde em março, subindo mais de 19% ante o mês anterior, mostraram dados do governo nesta segunda-feira (19), indicando que muitas empresas aumentaram seus investimentos em antecipação ao primeiro aumento do imposto sobre o consumo em 17 anos, de 5% para 8% em 1º de abril.
As encomendas, excluindo de navios, bem como de serviços públicos por causa de sua volatilidade, aumentaram 19,1% em março, ante uma retração de 4,6% em fevereiro (dados revisados). O núcleo de pedidos também avançou no primeiro trimestre do ano, registrando alta de 4,2% no período entre janeiro e março, de acordo com o relatório do Instituto de Pesquisa Social e Econômica do Japão.
O avanço foi bem superior à mediana das estimativas de economistas, que apontavam um crescimento de 6,1% para o mês de março. Trata-se da maior expansão desde que os dados comparáveis se tornaram disponíveis, em abril de 2005.
O valor das encomendas, amplamente considerado como um dos principais indicadores de gastos de capital, ficou em 936,7 bilhões de ienes, o maior em cinco anos, antes de a economia do país recuar após a crise financeira global desencadeada pelo colapso do banco de investimento dos EUA Lehman Brothers Holdings, em de setembro de 2008.
(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.