Economia

Japão está ansioso para entrar nas negociações da Parceria Transpacífica

O encontro de 11 dias se concentra em 21 setores do comércio.

Do Mundo-Nipo

Agricultores japoneses  são contra Parceria Transpacífica por temer a entrada de produtos estrangeiros no setor (Foto: AFLO)

Agricultores japoneses são contra Parceria Transpacífica por temer a entrada de produtos estrangeiros no setor (Foto: AFLO)

O Japão está ansioso para entrar nas negociações de livre comércio da Parceria Transpacífica (TPP, na sigla original) na próxima terça-feira (23), como 12º membro do grupo formado há quase 4 anos.

A 18ª rodada de negociações do TPP iniciou na segunda-feira (15) em Kota Kinabalu, Malásia, mas o Japão não pode juntar-se as discussões até os Estados Unidos, membro sênior do acordo, completar o aviso prévio de 90 dias  para dar a notícia ao Congresso.

Durante os três dias de conversações que pode participar, Tóquio buscará a compreensão dos outros países sobre a sua intenção de proteger o arroz e outros produtos agrícolas sensíveis, mantendo as altas tarifas que impõe sobre as suas importações. Em outros setores o Japão quer aumentar suas exportações, como no de automóveis. Mas pode encontrar forte oposição dos Estados Unidos.

Representantes dos EUA, Austrália, Nova Zelândia, Cingapura e outros sete países estão reunidos para negociação. O encontro de 11 dias se concentra em 21 setores do comércio.

As informações são da agência Kyodo.

 

Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.