Atualizado em 30/12/2023
O governo do Japão melhorou sua avaliação sobre o sentimento empresarial pela primeira vez em dois meses em dezembro, refletindo uma pesquisa do Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) que mostrou uma ampla recuperação no ambiente corporativo graças aos lucros otimistas, informou o Gabinete do Governo em um relatório divulgado nesta terça-feira.
No entanto, o governo manteve a mesma avaliação da economia, a terceira maior do mundo, que está em uma recuperação moderada, mas com algumas áreas estagnadas.
Um funcionário do Gabinete do Governo disse que “o ânimo dos empresários está melhorando e os lucros das empresas também”, mas essa melhora do sentimento empresarial não se refletiu na demanda doméstica, como consumo e investimento.
O relatório mais recente refletiu uma pesquisa do Banco do Japão da semana passada, que mostrou que a confiança dos grandes fabricantes japoneses atingiu um pico em quase dois anos nos três meses até dezembro. O sentimento das grandes empresas não manufatureiras também melhorou para níveis não vistos desde 1991.
Os dados também apontaram que os gastos do consumidor estavam se recuperando em dezembro, mas o crescimento dos salários estava abaixo da inflação. Além disso, o governo afirmou que o investimento de capital ainda estava fraco, enquanto a produção industrial dava sinais de retomada.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News Japan
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.