Japão melhora visão do sentimento empresarial pela 1ª vez em dois meses

O ânimo dos empresários japoneses está melhorando e os lucros das empresas também, mas essa melhora não se refletiu na demanda doméstica.
Imagem em Destaque do Mundo-Nipo

O governo do Japão melhorou sua avaliação sobre o sentimento empresarial pela primeira vez em dois meses em dezembro, refletindo uma pesquisa do Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) que mostrou uma ampla recuperação no ambiente corporativo graças aos lucros otimistas, informou o Gabinete do Governo em um relatório divulgado nesta terça-feira.

No entanto, o governo manteve a mesma avaliação da economia, a terceira maior do mundo, que está em uma recuperação moderada, mas com algumas áreas estagnadas.

Um funcionário do Gabinete do Governo disse que “o ânimo dos empresários está melhorando e os lucros das empresas também”, mas essa melhora do sentimento empresarial não se refletiu na demanda doméstica, como consumo e investimento.

O relatório mais recente refletiu uma pesquisa do Banco do Japão da semana passada, que mostrou que a confiança dos grandes fabricantes japoneses atingiu um pico em quase dois anos nos três meses até dezembro. O sentimento das grandes empresas não manufatureiras também melhorou para níveis não vistos desde 1991.

Os dados também apontaram que os gastos do consumidor estavam se recuperando em dezembro, mas o crescimento dos salários estava abaixo da inflação. Além disso, o governo afirmou que o investimento de capital ainda estava fraco, enquanto a produção industrial dava sinais de retomada.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News Japan

Total
0
Shares
Previous Article
Tomiko Itaooka completou 115 anos em maio de 2023 | Foto: Kyodo/Prefeitura de Ashiya

Tomiko Itooka, de 115 anos, se torna a pessoa mais velha do Japão

Next Article
Jogo Aviator | Reprodução / Edição MN

Um olhar aprofundado sobre o jogo de apostas Aviator

Related Posts