Economia do Japão é a que mais acelerou entre os países da OCDE

O crescimento real do PIB acelerou fortemente no Japão, de 0,1% para 1,5%, no 1º trimestre.

Do Mundo-Nipo

O Produto Interno Bruto (PIB) real dos 34 países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aumentou 0,4% no primeiro trimestre de 2014, de acordo com estimativas preliminares divulgadas pela entidade nesta terça-feira (20), apontando o Japão como o país com a maior aceleração de crescimento.

A OCDE é uma organização composta por 34 países majoritariamente desenvolvidos, da qual o Brasil não faz parte.

Nos três meses anteriores, o crescimento havia sido de 0,5%. O PIB corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos por um país.

As taxas de crescimento foram bem diferentes entre os países da organização. O crescimento real do PIB se acelerou fortemente no Japão, de 0,1% para 1,5%, na comparação entre os dois trimestres. Na Alemanha, a taxa passou de 0,4% para 0,8% e, no Reino Unido, de 0,7% para 0,8%.

Nos Estados Unidos e na França, por outro lado, as economias ficaram praticamente estacionadas, depois de crescerem 0,7% e 0,2%, respectivamente, no último trimestre de 2013. Esperava-se que as economias desenvolvidas ajudassem a apoiar o crescimento mundial, mas a desaceleração nos últimos meses levanta dúvidas.

Na Itália, que foi fortemente atingida pela crise econômica nos últimos anos, o PIB diminuiu 0,1% nos três primeiros meses de 2014, em comparação a um crescimento de 0,1% no trimestre anterior.

Na zona do euro, a taxa de crescimento do PIB manteve-se estável em 0,2% no primeiro trimestre de 2014. Na União Europeia, houve leve queda, de 0,4% para 0,3%.

Na comparação entre os primeiros trimestres de 2014 e 2013, a expansão da economia dos países da OCDE foi de 2,1%. Entre as sete maiores economias, o Reino Unido registrou a maior taxa de crescimento, de 3,1%, seguido pelo Japão, com 2,7%. A Itália foi o único país a ter contração, de 0,5%. Fonte: Valor Online.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

Veja mais dessa categoria