Uma onda de aumentos de preços está elevando os preços dos produtos natalinos no Japão este ano, uma vez que a alta dos custos de matéria-prima e um iene fraco elevaram os preços de itens como bolos, frango frito, bebidas e espumantes não alcoólico “chanmery”.
O preço médio de um bolo inteiro de 15 centímetros aumentou em 209 ienes, ou cerca de 5%, em relação ao ano anterior, para 4.040 ienes, de acordo com uma pesquisa do Teikoku Databank.
Os preços da farinha, principal ingrediente dos bolos, subiram cerca de 50%, enquanto os preços dos morangos e do leite subiram aproximadamente 10% cada. Os preços do açúcar e do ovo também subiram.
“Os preços de algumas variedades de bolos subiram 10% ou mais”, disse um funcionário do Teikoku Databank, uma empresa de pesquisa de crédito.
O preço de dois tipos de produtos natalinos de fast-foods emblemáticos no Japão, como o Party Barrel do Kentucky Fried Chicken (KFC), uma rede de fast-food estadunidense, que aumentou de 4.100 ienes para 4.480. Um funcionário do KFC Japan disse, no entanto, que as reservas até agora têm sido robustas, pois incluem bolos.
Em outubro, produtores de espumantes da Chanmery, incluindo Hatakosen e Tombow Beverage, aumentaram os preços.
“Os preços crescentes das garrafas e outras estão nos torturando”, disse um funcionário da Kimura Drink, outra fabricante de Chanmery, que elevou seus preços em abril.
Os aumentos de preços também estão afetando os brinquedos. O Pirata pop-up Kurohige Kiki Ippatsu, da Takara Tomy, registrou aumento de 242 ienes em relação ao Natal do ano passado, custando agora 2.420 ienes.
Este ano, os preços de até mais de 20.000 itens alimentares subiram no Japão.
O orçamento médio para o Natal deste ano aumentou em 1.700 ienes, para cerca de 20.000 ienes, de acordo com a empresa de pesquisa Intage.
Um funcionário da Intage disse que o aumento “reflete o desejo das pessoas de aproveitar (o Natal) este ano”, depois que as restrições da Covid-19 foram relaxadas.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: The Japan Times.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.