Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 76% dos brasileiros estão preocupados em ficar sem trabalho, perder o emprego ou ter que fechar seu negócio nos próximos 12 meses.
Divulgado na semana passada, o levantamento foi realizado pelo Ibope Inteligência com 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 18 a 21 de julho de 2015. A porcentagem apurada subiu 16% em relação à pesquisa conduzida no mesmo período de 2012, quando 60% dos inquiridos temiam ficar sem trabalho.
A entidade ressaltou que, em setembro de 2012, apenas 33% estavam muito preocupados, percentual que passou para 62% em junho deste ano.
Quanto mais jovens os brasileiros, maior sua preocupação em ficar sem trabalho, perder o emprego ou ter que fechar seu negócio, informou a CNI, com base no levantamento do Ibope Inteligência.
Segundo a pesquisa, a crise por que passa a economia do Brasil é plenamente percebida pela população. A frase “O Brasil está vivendo uma crise econômica” tem a concordância de 86% dos entrevistados, ainda que parcialmente para 20% deles.
“Quanto menor a renda familiar dos brasileiros, maior o percentual que se diz muito preocupado com a possibilidade de ficar sem trabalho, perder o emprego, ou ter que fechar seu negócio”, diz a CNI.
A entidade ressalta que “o pessimismo da população em relação à economia se reflete em sua avaliação da situação econômica do país”. Para 66% da população a situação econômica do Brasil é ruim ou péssima.
A avaliação da economia piorou significativamente nos últimos anos. Em setembro de 2013, apenas 21% consideravam a situação econômica do Brasil como ruim ou péssima.
Emprego e mercado de trabalho
De acordo com a CNI, o efeito da crise sobre o emprego também é visível para os brasileiros. Para 59% dos entrevistados o desemprego aumentou muito, enquanto 18% afirmam que ele aumentou um pouco.
“As expectativas para o futuro não são positivas. Pouco mais da metade da população acredita que a situação econômica vai piorar nos próximos 12 meses e 71% acreditam que o desemprego irá aumentar”.
Além de 76% dos entrevistados estarem com medo de perder o emprego nos próximos 12 meses, os números mostram que as famílias brasileiras já estão sendo afetadas pelo desemprego.
Do total dos entrevistados, 44% afirmam que ele(a) ou alguém de sua família perdeu o emprego nos últimos doze meses.
A pesquisa aponta que a região Sudeste é a que apresenta maior percepção de aumento do desemprego: 84% afirmam que o desemprego aumentou muito ou aumentou.
A região com menor percepção sobre o aumento do desemprego é a Nordeste, com 69% de citações em aumentou muito ou aumentou.
“A perda do emprego levou as famílias a reavaliarem sua relação com o mercado de trabalho. Nos últimos 12 meses, 48% dos brasileiros buscaram trabalho extra para complementar a renda. Em 40% das famílias, pessoas que estavam fora do mercado de trabalho tiveram que voltar a trabalhar para ajudar com os gastos da casa”, afirma a entidade.
Segundo o levantamento, para escapar da crise no mercado de trabalho, os brasileiros intensificaram a busca por qualificação profissional: 24% dos brasileiros voltaram a estudar devido ao medo de ficarem desempregados. Essa atitude foi mais comum entre os brasileiros mais jovens.
Fontes: Agência Brasil| Agência Reuters.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.