Do Mundo-Nipo
As taxas de despesas médicas do setor público serão aumentadas em 0,1% a partir de 1º de abril de 2014, início do ano fiscal japonês, informou o governo.
O aumento deve gerar um adicional de 40 bilhões de ienes, o equivalente a R$ 916,5 milhões, em gastos médicos relacionados com o estado, disseram funcionários do governo na sexta-feira (21).
Durante uma revisão das taxas atuais, o Ministério da Fazenda procurou reduzir as despesas médicas em um movimento que se opõe ao Ministério da Saúde, a indústria médica e os legisladores do partido governista (Partido Democrático Liberal).
As taxas, que são programadas para serem revistas a cada dois anos, vão subir 0,1% em abril de 2014 após uma sobretaxa de 1,36%, que tem como objetivo cobrir o aumento dos custos de aquisição de instituições médicas, já que o imposto sobre vendas, atualmente em 5 %, vai subir para 8% na mesma data.
Se esta sobretaxa fosse excluída, o valor de base iria diminuir pela primeira vez em seis anos. Dentre essas taxas, a remuneração para tratamento médico vai subir 0,73%, enquanto os custos de medicamentos vão cair 0,63%.
As informações são das agências japonesas JIJI e Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.