Economia

Japão faz estreia tardia em negociações comerciais de Parceria Transpacífica

A 18ª rodada das negociações do TPP está sendo realizada em Kota Kinabalu, Malásia.

Do Mundo-Nipo

Koji Tsuruoka, representante-chefe do Japão na Parceria Transpacífica (Foto: Kyodo)

Koji Tsuruoka, representante-chefe do Japão na Parceria Transpacífica (Foto: Kyodo)

O Japão fez sua estreia tardia como 12º membro das negociações a Parceria Transpacífica (TPP, na sigla original) nesta terça-feira, na Malásia, depois de quatro meses de espera desde que anunciou sua intenção de se juntar às negociações de livre comércio.

A 18ª rodada das negociações do TPP está sendo realizada em Kota Kinabalu, Malásia, até o dia 25 de julho.

Com apenas três dias restantes, o negociador-chefe do Japão, Koji Tsuruoka, e sua equipe procurarão utilizar plenamente o tempo para negociar os interesses do país.

A delegação japonesa irá participar de discussões em grupos de trabalho, que são regras de deliberação para a propriedade intelectual e os contratos públicos.

As autoridades japonesas terão acesso a documentos que mostram o estado atual das negociações em vários grupos de trabalho.

Os funcionários também pretendem realizar reuniões separadas com os negociadores de outros países para coletar informações e buscar entendimento para posições japonesas.

O objetivo da Parceria Transpacífica é a eliminação de tarifas sobre todos os produtos dentro de uma década. Regras que governam o comércio em 21 áreas.

A população total dos países participantes, incluindo o Japão, é de cerca de 770 milhões.

 

Para saber mais sobre Economia, clique em mundo-nipo.com/economia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.