Do Mundo-Nipo
O índice de preços dos serviços corporativos do Japão subiu inesperadamente, atingindo alta recorde em maio, mostraram dados do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês), indicando que o índice subiu de forma generalizada
O valor do índice subiu para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 3,6% em maio, partindo de 3,4% no mês anterior, de acordo com dados ajustados do Banco do Japão, divulgados na terça-feira (24).
O resultado contrariou as projeções de economistas, que estimavam redução de 3,2% para o mês passado.
O índice em maio situou-se em 99,8 contra uma base de 100 estabelecida em 2010. Na comparação anual, excluindo a elevação do imposto sobre o consumo, o índice subiu 0,9%. É a maior alta desde 2001.
O BC do Japão atribui o resultado, em parte, ao aumento nos preços de cosméticos e serviços de empresas de entretenimento. A escassez de motoristas de caminhão também levou ao aumento dos preços para o transporte de carga.
A autoridade monetária afirmou ainda que os preços dos serviços subiram de forma generalizada, e repetiu o discurso do mês passado, no qual atentou para o fato de que os índices mensais têm uma grande flutuação, enfatizando que seguirá atento para eventuais aumentos futuros.
(Com Agência Kyodo e Investing.com Brasil)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.