Japão e EUA encerram negociações de livre comércio sem acordo

Apesar de não chegarem a um acordo, os dois lados apresentaram propostas mais flexíveis.

Do Mundo-Nipo

O ministro japonês Akira Amari, responsável pelas negociações de livre comércio envolvendo a Parceria Transpacífico (TPP), disse que ele e sua contraparte dos Estados Unidos não conseguiram diminuir suas diferenças.

Amari falou à imprensa depois do fim de dois dias de negociações com o representante de Comércio dos Estados Unidos Michael Froman, em Washington. De acordo com a agência Kyodo, apesar de não chegarem a um acordo, os dois lados mostraram avanço, apresentando propostas mais flexíveis.

As tarifas sobre as importações foram o foco das negociações. Segundo a emissora pública ‘NHK’, eles discutiram a permissão ao Japão de restabelecer temporariamente tarifas sobre carne bovina e suína, caso haja aumento das importações.

Os dois ministros também tentaram chegar a um acordo sobre importações de laticínios, assim como a exigência dos Estados Unidos de que o Japão flexibilize suas regras sobre padrões de segurança de veículos.

Amari disse à imprensa que o Japão ofereceu propostas flexíveis, que foram elogiadas pelo lado norte-americano, mas, infelizmente, não produziram avanços. Segundo ele, os dois lados precisam fazer concessões para que um acordo seja alcançado.

Com isso, ambos os países estudarão melhores propostas para propor em um encontro futuro, talvez no início de 2015, já que não há novas conversações de nível ministerial agendadas para o ano atual, conforme noticiou a ‘NHK’.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha no maior nível em mais de seis anos

Next Article

Premiê japonês promete a ONU medidas adicionais de ajuda contra o vírus ebola

Related Posts