Do Mundo-Nipo
A ação agressiva do primeiro-ministro Shinzo Abe para acabar com a deflação está começando a surtir efeitos, com dados de setembro mostrando que os preços ao consumidor não caiu pela primeira vez em cinco anos.
Segundo a agência Kyodo, o chamado “núcleo do núcleo” da inflação, que exclui preços de alimentos frescos e energia, ficou estável em setembro ante ao mesmo mês do ano anterior, mostraram dados oficiais do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.
Foi a primeira vez que o indicador não caiu desde dezembro de 2008, indicando que o aumento dos preços está ocorrendo além dos alimentos e energia.
Já o núcleo da inflação, que exclui produtos do petróleo, mas não os preços voláteis de alimentação, subiu 0,7% no acumulado do ano até setembro. Alguns analistas dizem que o núcleo da inflação chegará a 1% até o fim de 2013 devido aos preços de alimentos e gastos com energia.
A notícia é encorajadora para Shinzo Abe que tem seguido uma mistura de políticas fiscal e monetária agressivas para reaquecer a terceira maior economia do mundo, embora o sucesso ainda esteja longe de ser garantido, destacou a agência Reuters mais cedo.
Ainda de acordo com a Reuters, o objetivo é fazer com que o crescimento sustentável nos preços ao consumidor depois de 15 anos de deflação leve a um ciclo de expansão econômica, aumento das despesas das empresas e salários mais altos.
Embora o crescimento tenha acelerado este ano, os investimentos das empresas e os salários mantiveram-se na mesma.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.