Gastos das famílias no Japão recuam pelo 11º mês consecutivo

O desembolso médio da família japonesa recuou 2,9% em fevereiro.

Do Mundo-Nipo

Os gastos das famílias no Japão recuaram 2,9% em fevereiro ante o mesmo mês do ano anterior, marcando o décimo primeiro mês consecutivo de retração, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (27).

Embora o recuo seja menor que o registrado em janeiro (-5,1%) e o projetado pelo mercado, que estimava retração mediana de 3,1% para o segundo mês do ano, o indicador mostra que a despesa média das famílias assalariadas continua enfraquecido depois que o governo elevou a alíquota do imposto sobre o consumo de 5% para 8% em 1º de abril.

De acordo com os dados do Ministério dos Assuntos Internos, em fevereiro, o desembolso médio de cada lar com dois ou mais ocupantes ficou em 265,60 mil ienes (cerca de 2,23 mil dólares), ou seja, queda de 2,9% em termos reais ajustados aos preços. Na base nominal, o recuo foi de 0,4%.

No mesmo período, o rendimento médio real das famílias subiu 1,9%, para 488,519 ienes, em termos nominais. Em termos reais, houve baixa de 0,7% ante o ano anterior. Já a média de gastos ficou em 291,387 ienes, retração de 1,1% em termos nominais e recuo de 3,6% em termos reais.

A despesa dos lares é um indicador fundamental para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Índice de preços ao consumidor no Japão desacelera pelo 7º mês seguido

Next Article

Dólar reverte desvalorização, sobe mais de 1,5% e fecha semana em alta

Related Posts