Japão anuncia medidas para reduzir séria escassez de mão de obra

As medidas incluem o treinamento de 20 mil trabalhadores no setor da construção civil.

Do Mundo-Nipo

O Ministério do Trabalho do Japão elaborou medidas para lidar com a séria escassez de mão de obra em quatro setores do país, principalmente na indústria da construção civil, onde a há um número crescente de trabalhadores estrangeiros.

As medidas incluem o treinamento de 20 mil trabalhadores no setor da construção civil nos próximos cinco anos. O número de trabalhadores nesse setor atingiu o pico em 1997, com 6,8 milhões de pessoas. Mas, desde então, caiu em quase 30%. Isso torna difícil a transferência de conhecimentos e habilidades para a nova geração.

O Ministério disse que será fornecido treinamento para o manuseio de aço reforçado e moldes de concreto, entre outros.

Já nos setores de cuidados infantis e de enfermagem, o ministério considera expandir um programa de subsídios para centros de cuidados diários e instalações de cuidados de enfermagem, o que promoveria um aumento nos salários e o aquecimento na economia.

Estima-se que, atualmente, um total de 1,3 milhão de pessoas certificadas não estejam trabalhando por causa, sobretudo, dos baixos salários.

O Ministério do Trabalho vai incluir essas medidas no esboço do orçamento para o próximo ano fiscal.

(Com informações da NHK News e da Agência Kyodo))

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Tsunami de até 23 metros pode atingir o oeste do Japão, diz estudo

Next Article

Dólar fecha abaixo de R$ 2,25 após resultados das pesquisas eleitorais

Related Posts