Preço médio da gasolina no Japão atinge o maior nível do ano

Trata-se da quinta alta semanal consecutiva.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

O preço médio da gasolina comum no mercado japonês atingiu o maior valor do ano, subindo esta semana para 142,7 ienes o litro contra 142,1 ienes registrados na semana anterior, marcando a quinta alta semanal consecutiva, de acordo com o relatório da Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE), uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

Na comparação por prefeituras, os preços subiram em 38 das 47 províncias japonesas, recuando em quatro e ficando praticamente inalterado em cinco. As maiores altas na semana foram registradas em Kanagawa (3,70 ienes) e Ishikawa (2,90 ienes). Já o valor mais elevado foi registrado em Kagoshima, média de 150,90 ienes o litro.

Por outro lado, o preço médio esta semana ficou 13,9% mais baixo do que o registrado um ano antes, quando o litro custava 165,8 ienes em média, o que representa a vigésima quarta queda semanal consecutiva na comparação anual.

A agência, no entanto, ressalta que o valor atual da gasolina comum é o mais alto desde o registrado em 22 de dezembro de 2014, quando custava, em média, 149,1 ienes. Em meados de fevereiro deste ano, o preço marcou a primeira alta semanal em cerca de sete meses, refletindo uma recuperação nos preços do petróleo. Mas, no final de março, o preço da gasolina voltou a recuar após seis altas semanais.

No geral, o preço atual da gasolina continua bem abaixo da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril do ano passado, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

O pico de 169,9 ienes, registrado no dia 14 de julho de 2014 foi o mais alto em mais de seis anos, desde o dia 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. Este valor, porém, é bem abaixo do recorde de 185,1 ienes alcançados em 4 de agosto de 2008.

A pesquisa semanal da ANRE inclui os preços médios de praticamente todos os combustíveis utilizados no Japão. Na semana, o óleo diesel subiu para 121,50 ienes o litro, alta de 0,50 iene em relação à semana anterior. Já o preço médio da gasolina especial aumentou para 153,60 ienes o litro, avanço de 0,70 iene em relação à semana passada.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Vendas no varejo do Japão crescem 5% em abril

Next Article

Vulcão Shindake tem forte erupção e provoca evacuação de ilha no sul do Japão

Related Posts