Gastos das famílias no Japão recuam mais de 1% em abril

O gasto médio de cada lar com dois ou mais ocupantes caiu para 300,48 mil ienes.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Os gastos das famílias no Japão recuaram 1,3% em abril, em termos reais ajustados aos preços, ante o mesmo mês do ano anterior, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (29).

Embora a queda seja menor do que a registrada em março (-10,6%), o resultado é pior que o projetado pelo mercado, que estimava alta mediana de 3% em termos reais para o quarto mês de 2015 na comparação com abril de 2014.

No período, o desembolso médio de cada lar com dois ou mais ocupantes ficou em 300,48 mil ienes, queda de 1,3% em termos reais ajustados aos preços. Na base nominal, houve baixa de 0,5% em abril, de acordo com o levantamento de estatística do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Na mesma base de comparação, o rendimento médio real das famílias subiu 2,8% em termos nominais, para 476,880 mil ienes. Em termos reais, houve crescimento de 2,0% ante o ano anterior. Já a média de gastos por domicílio ficou em 334,301 mil ienes, aumento de 1,3% em termos nominais e avanço de 0,5% em termos reais ante igual mês do ano anterior.

A despesa dos lares é um indicador fundamental para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Produção industrial do Japão sobe em abril após dois meses de baixa

Next Article

Erupção de vulcão no sul do Japão não representa mais risco à vida humana, diz governo

Related Posts