Economia

Desemprego no Japão atinge nível mais baixo em 17 anos

O índice de oferta e procura de empregos teve seu melhor resultado em 22 anos.

O índice de desemprego no Japão recuou 3,4% em dezembro ante novembro, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (30), indicando que o índice atingiu seu nível mais baixo em 17 anos.

De acordo com os dados do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, o número de desempregados em dezembro recuou em cerca de 150 mil ante novembro, para 2,1 milhões, queda de 6,7% na comparação anual.

Já o número de pessoas empregadas no último mês do ano passado aumentou em cerca de 380 mil, para 63,57 milhões, alta de 0,6% ante o mesmo período do ano anterior.

O índice entre oferta e procura de trabalho subiu 0,03 ponto porcentual, situando-se em 1,15 em dezembro ante 1,12 pontos em novembro, ou seja, havia no país 115 empregos disponíveis para cada 100 candidatos. Trata-se do melhor nível em 22 anos.

Por outro lado, dados separados do ministério mostraram que os gastos das famílias em dezembro evidenciaram uma queda de 2,1%, marcando o 9º mês consecutivo de recuo. Os dados são baseados considerando o aumento do imposto sobre o consumo, em abril de 2014.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.