Índice de preços ao consumidor no Japão desacelera pelo 5º mês seguido

O índice perdeu força em dezembro e desacelerou ao seu menor nível em um ano e meio.

Do Mundo-Nipo com Agências

O núcleo da inflação japonesa ao consumidor desacelerou pelo quinto mês consecutivo, perdendo força em dezembro e atingindo o seu menor nível de crescimento em um ano e meio, conforme dados divulgados pelo governo japonês nesta sexta-feira (30), indicando, mais uma vez, que a desaceleração é resultado da queda global nos preços do petróleo.

O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), que exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, mas inclui derivados do petróleo, avançou 2,5% no acumulado do ano de 2014, contrariando a estimativa mediana de analistas, que previam aceleração de ao menos 2,6%.

Mas se descontados os efeitos do aumento do imposto sobre o consumo em abril passado e os preços dos alimentos, o núcleo do CPI avançou 0,5% em dezembro ante o mesmo mês em 2013, uma desaceleração ante o aumento de 0,7% registrado em novembro, na mesma comparação. Essa foi a leitura mais fraca desde junho de 2013 e ficou abaixo da previsão de analistas, que previam um aumento de 0,6%.

Os resultados do CPI marcam mais um revés para os esforços do primeiro-ministro Shinzo Abe de acelerar a inflação no Japão, depois de mais de uma década de queda dos preços.

Economistas, no entanto, avaliam que os números não são necessariamente ruins para o governo de Abe. Isso porque a causa do declínio é clara e a energia mais barata poderá estimular os investimentos na economia.

(Com informação das Agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Desemprego no Japão atinge nível mais baixo em 17 anos

Next Article

Produção industrial do Japão sobe menos que o esperado em dezembro

Related Posts