Do Mundo-Nipo com Agências
A produção industrial do Japão avançou menos que o esperado para o mês de dezembro, com alta de 1% em termos dessazonalizados na comparação com novembro, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (30).
O resultado veio abaixo da mediana das previsões de um grupo de economistas consultados pelos jornais “The Wall Street Journal” e “Nikkei”, que apontavam um crescimento de 1,3% para o último mês de 2014.
Entretanto, apesar de registrar um avanço abaixo das expectativas, a produção japonesa registrou alta em dezembro após ter recuado 0,6% em novembro do ano passado, nos dados com ajuste sazonal.
Entretanto, o resultado não foi forte o suficiente para compensar a queda no mês anterior. De acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), os estoques da indústria japonesa caíram 0,4% em dezembro na comparação com novembro. Já os embarques subiram 1,1%, na mesma comparação.
Para o mês de janeiro, o Ministério projeta que a produção industrial avance 6,3%, na comparação mensal, enquanto espera um recuo de 1,8% em fevereiro, dando continuidade à oscilação entre o território negativo e positivo que tornou-se tendência ultimamente.
(Com informação das Agências Estado e Kyodo)
*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.