Gastos das famílias no Japão caem 4,6% em abril

Os consumidores japoneses “apertaram o cinto” após o aumento de imposto sobre as vendas.

Do Mundo-Nipo

Os gastos das famílias no Japão caíram 4,6% em abril ante o mesmo período do ano anterior, em termos reais ajustados aos preços, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (30), indicando que os consumidores “apertaram o cinto” após o aumento de imposto sobre as vendas, que entrou em vigor em 1º de abril.

O resultado é inferior à alta de 7,2% registrada em março e maior que a leitura projetada por economistas, que estimavam um recuo mediano de 3,5%. Na base nominal, a baixa foi de 0,7%.

Em termos nominais, o rendimento médio real das famílias caiu 3,3%, para 463,964 ienes. Em termos reais, houve baixa de 7,1% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

A média de gastos foi de 329,976 ienes, queda de 3,1% em termos nominais e recuo de 6,9% em termos reais.

Já o desembolso médio de cada lar com dois ou mais ocupantes foi de 302.141 ienes, uma queda de 4,6% em termos anualizados.

A queda mais notável da despesa aconteceu em móveis e equipamento para o lar (18,7% anualizado), enquanto o maior aumento foi na habitação (10,8%).

Este recuo da despesa dos lares coincide com uma alta do IVA de 5% para 8% que entrou em vigor no dia 1º de abril e que teve um grande impacto no consumo no Japão.

A renda média por lar assalariado foi de 463.964 ienes (US$ 4.560), 7,1% menos frente a março de 2013.

A despesa das famílias é um indicador considerado chave para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

(Do Mundo-Nipo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Índice de desemprego no Japão se mantém em 3,6% em abril

Next Article

'Pikachu' estampa uniforme oficial da seleção japonesa de futebol

Related Posts