Economia

Japão estima receita adicional de 5,1 trilhões de ienes após aumento sobre imposto

Mais da metade da receita adicional será destinada para cobrir gastos com pagamentos de pensões.

Do Mundo-Nipo

O governo japonês está projetando arrecadar 5,1 trilhões de ienes em receitas adicionais no fiscal de 2014, que começa em abril, se o imposto sobre consumo for elevado como esperado, disseram fontes próximas a agencia Kyodo nesta segunda-feira (30).

Mais da metade da receita adicional, cerca de 2,95 trilhões de ienes, será destinada para cobrir gastos com pagamentos de pensões, de acordo com as fontes.

É amplamente esperado que o primeiro-ministro Shinzo Abe anuncie na próxima terça-feira que seu governo está planejando elevar a taxa de imposto em abril de 2014, início do novo ano fiscal no Japão, para 8% ante os 5% atuais.

O governo até agora tem dado algumas indicações sobre como seria passar a novas receitas quando a taxa do imposto for eventualmente aumentada para 10%, mas não revelou sua estimativa sobre a receita do imposto e quais seriam os planos de gastos após a caminhada provisória para 8%.

As informações são da agência Kyodo – Todos os direitos reservados.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.