Preço da gasolina no Japão cai ao menor nível em 7 meses

A última vez que o preço médio da gasolina esteve abaixo de 135 ienes foi na segunda semana de fevereiro.

Do Mundo-Nipo

preço médio da gasolina comum no mercado japonês recuou ao seu menor nível em quase oito meses, caindo esta semana para 134,90 ienes o litro, de 135,20 na semana passada, marcando a segunda queda semanal consecutiva, informou nesta quarta-feira (30) a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia (ANRE), uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

A última vez que o preço médio esteve abaixo de 135 ienes foi na segunda semana de fevereiro, quando chegou a custar 133,50 ienes em média. Na semana seguinte, o preço médio teve a primeira alta após sete meses consecutivos de queda.

A pesquisa mostra ainda que os preços recuaram em 40 das 47 províncias japonesas, ficando inalterados em seis e recuando em apenas uma. A maiores quedas na semana foram registradas em Gunma e Kagawa, que tiveram recuo de 1 iene, e em Niigata e Tottori, com retração de 0,90 iene.

A pesquisa semanal da ANRE inclui ainda os preços médios de praticamente todos os combustíveis utilizados no Japão. Entre eles está o óleo diesel, que recuou para 113,30 ienes o litro, de 113,60 ienes na semana passada. Já o preço médio da gasolina especial caiu para 145,80 ienes o litro, de 146,10 ienes registrados na semana anterior.

No geral, o preço atual da gasolina comum segue bem abaixo da média nacional de 159 ienes registrado pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril do ano passado, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento.

Depois do aumento do imposto, o preço médio atingiu o pico de 169,9 ienes no dia 14 de julho de 2014, o mais alto em mais de seis anos, desde o dia 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. Este valor, porém, é bem abaixo do recorde de 185,1 ienes alcançados em 4 de agosto de 2008.

Fonte: Agência Kyodo | MNI News.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Produção industrial do Japão tem queda inesperada em agosto

Next Article

As 20 animações mais vendidas no Japão; 4ª semana de setembro

Related Posts