Banco do Japão decide manter política monetária

A decisão ocorre apesar da inflação estagnada, em meio à fraqueza nas exportações e nos gastos das famílias.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

O Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) decidiu nesta sexta-feira (30) não ampliar seu maciço programa de estímulos, preferindo preservar suas opções diante de esperanças de que a economia consiga superar os ventos contrários vindos da desaceleração da China sem apoio monetário adicional.

Apesar da decisão, o banco central deve continuar sob pressão para expandir seu imenso programa de compra de títulos em um momento em que custos de energia em queda, exportações fracas e a frágil recuperação dos gastos das famílias mantêm a inflação bem abaixo da meta de 2%.

Em seu relatório de perspectivas, publicado duas vezes por ano, o banco central cortou previsões sobre inflação previamente otimistas e postergou em cerca de seis meses seu cronograma para atingir a meta de inflação de 2%.

O relatório também advertiu que ventos contrários no exterior, como a desaceleração da China e demanda fraca em mercados emergentes, representam riscos fortes à perspectiva econômica japonesa.

No entanto, o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, manteve seu otimismo de que a economia vai sustentar uma retomada modesta, à medida que as exportações e a produção se recuperem.

“O cronograma para atingir a meta de preços foi postergado, mas isso se deve largamente ao efeito da queda dos preços de energia”, disse Kuroda em entrevista coletiva, acrescentando que “a tendência de preços está melhorando gradualmente e é provável que a inflação caminhe em direção a 2% conforme o efeito da queda dos preços do petróleo se dissipe”.

(Com Agência Reuters)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Acesso a internet Foto Stockvault size 900x600 21 12 2015 otimizada

Japão é 7º colocado no ranking de liberdade de acesso à internet

Next Article
Robo piloto de motos da Yamaha Imagem Reproducao Edicao MN size

Yamaha apresenta robô humanoide que pilota motos de verdade

Related Posts