Produção industrial do Japão supera expectativas e sobe 0,9% no ano em outubro

A produção das indústrias japonesas cresceu mais que o esperado após despencar mais de 4% em setembro na base anual. As fortes remessas de automóveis foram as principais responsáveis pelo crescimento.
Máquinas trabalhando em fábrica japonesa | Reprodução/Bloomberg
©Bloomberg

A produção industrial do Japão avançou 0,9% em outubro na base anual, marcando o primeiro aumento em três meses depois de desabar 4,4% em setembro, oferecendo um novo sinal de resiliência econômica, já que a melhora nas cadeias de suprimentos impulsionou as montadoras e os ajustes de estoque sustentaram a indústria de peças eletrônicas, de acordo com o The Japan Times.

Divulgado nesta quinta-feira (30), o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão mostrou que o índice avançou 1% na comparação mensal, marcando o segundo mês consecutivo de expansão.

A leitura ficou bem acima da previsão mediana de mercado, que estimava crescimento modesto de 0,8% em outubro.

Os números da produção refletem, parcialmente, o impulso da recuperação das cadeias de suprimentos globais. Os dados do comércio de outubro mostraram que as exportações do Japão mantiveram o crescimento, em grande parte, devido a um ganho sólido nos embarques de automóveis, especialmente para os EUA.

A produção do setor automotivo cresceu 2% em relação ao mês anterior, mesmo com a Toyota sendo forçada a suspender temporariamente as operações em algumas de suas unidades depois de uma explosão na fábrica de um fornecedor de componentes.

Outros ganhos no antepenúltimo mês incluem dispositivos eletrônicos e maquinário em geral.

Os estoques de automóveis aumentaram 5,5% em outubro em comparação com setembro, possivelmente indicando declínios na produção desse setor nos próximos meses. Os estoques gerais aumentaram 0,8%.

O avanço na produção industrial ocorre em um cenário de atividade corporativa resiliente. A confiança entre os grandes fabricantes do país aumentou mais do que o esperado em setembro, em comparação com os três meses anteriores, informou o Banco do Japão em outubro, enquanto o sentimento dos não fabricantes atingiu o nível mais alto em 32 anos.

Entre os fatores que impulsionam o sentimento está o aumento da demanda por equipamentos de fabricação de chips da China.

O Banco do Japão (BOJ, banco central japonês) observou em seu relatório de Perspectivas de Outubro que, embora as exportações e a produção tenham sido afetadas por uma desaceleração no ritmo de recuperação das economias estrangeiras, elas ficaram mais ou menos estáveis, apoiadas por uma diminuição dos efeitos das restrições do lado da oferta.

O banco central realizará sua última reunião de política do ano em dezembro. A maioria dos observadores do BOJ não espera mudanças.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: The Japan Times / Via Bloomberg.

Total
0
Shares
Previous Article
Futebol feminino: Brasil vs Japao | Reprodução / 123 Esportes

Futebol feminino: Brasil e Japão se enfrentam hoje em jogo amistoso

Next Article
Loja varejista em Tóquio | ©Issei Kato

Vendas no varejo do Japão caem pela 1ª vez em 4 meses

Related Posts