Do Mundo-Nipo com Agências
O Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) disse em um anúncio inesperado que afrouxou a política monetária nesta sexta-feira (31) por 5 votos contra 4, devido a preocupações de que a queda no preço do petróleo pesará sobre os preços ao consumidor e atrasará uma mudança da confiança para longe da deflação.
O banco central decidiu aumentar o ritmo ao qual expande a base monetária para cerca de 80 trilhões de ienes (726 bilhões de dólares) por ano. Anteriormente, o banco central japonês tinha como meta um aumento anual de 60 trilhões a 70 trilhões de ienes.
O banco central japonês também decidiu elevar as compras de dívida do governo em cerca de 30 trilhões de ienes, e também ampliou a duração média do prazo em que detém a dívida do governo para cerca de 10 anos.
A ideia do BoJ é atingir a meta de inflação basicamente comprando mais bônus do governo, consolidando, assim, seu status de maior detentor de JGBs, como são conhecidos os papéis. O BoJ também informou que vai triplicar as compras de ações e de fundos imobiliários.
(Com informações das agências Estado e Reuters)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.